Nerdices Filosóficas - O que é Filosofia?

Nerdices Filosóficas
Revisão: Juan Villegas
Vitrine: Valério Gamer

Talvez você esteja pensando: para que vou entrar no site do Randomcast e ler uma coluna sobre filosofia?  Talvez você pense que filosofia seja algo chato, pedante, estranho…

Para isso, precisamos refletir sobre o próprio conceito de filosofia. A palavra filosofia tem origem grega, da união de philos (amor), com sophia (sabedoria), sendo então filosofia o amor à sabedoria. Dessa maneira, o filósofo contrapõe-se diretamente à figura do sábio, o qual seria o portador da sabedoria. O filósofo é aquele que ama a sabedoria, mas nunca a tem completamente, utilizando-se do pensamento como maneira de investigá-la através das perguntas.

A pergunta, portanto, é o próprio processo pelo qual a filosofia realiza sua investigação. Talvez esteja perguntando: Qual tipo de pergunta a filosofia faz? Uma resposta possível é que a filosofia faz todo tipo de pergunta, das que aparentam serem pequenas àquelas que aparentam ser grandiosas. Mas de onde surgem estas perguntas? Os gregos diziam que a filosofia vem do espanto. Tudo aquilo que vemos, sentimos e vivemos nos causam espanto ou dúvidas que nos levam a pensar e a perguntar, sendo este o impulso para filosofarmos.

A filosofia nasceu na Grécia, pelo século VI a.C., como um debate surgido do espanto com a própria cultura grega, em todos os seus aspectos. Daí, conhecer a mitologia (a coluna de Mitologia é bem útil para isso), a cultura e a organização social grega ajuda-nos a compreender aquele momento da filosofia.
Neste início, os primeiros filósofos espantaram-se com a própria natureza, com certa desconfiança em relação às explicações já elaboradas pela mitologia. Da mesma maneira que todo adolescente tende a questionar a geração de seus pais, cada geração de filósofos tende a questionar os anteriores, o que vai gerando toda a tradição filosófica até os dias de hoje. Por isso, quando discutimos algum tema do ponto de vista filosófico, tendemos a repassar essa tradição não por ser considerada perfeita, imaculada, mas para repassarmos as perguntas já feitas. Verificarmos se as respostas dadas nos satisfazem ou não, para daí procurarmos outras respostas, verificarmos como essa pergunta foi feita ou, simplesmente, elaborar novas perguntas.

Por isso, quando se pensa em qualquer tema através de um ponto de vista filosófico, volta-se à tradição filosófica repensando o já pensado, como processo de investigação filosófica.

Pense em quantas coisas te levaram a pensar? Talvez você pense em sua infância, quando perguntava sobre tudo. Mas quantos momentos em nossa existência nos levam a criar perguntas? Cada vez que isso ocorre, a chama filosófica começa a se acender em você…

Por hoje estamos terminando, gostaria de deixar-lhe uma sugestão: leia os links do item Outras respostas à pergunta “O que é filosofia?” para acompanhar outras investigações a mesma pergunta. Na próxima semana, continuamos com nossas Nerdices Filosóficas.

Fontes:

  • As origens do pensamento grego [Jean-Pierre Vernant]
  • História da educação na antiguidade [Henri-Irénée Marrou]
  • Vocabulário grego da filosofia [Ivan Gubry]
  • A aventura da filosofia [Paulo Ghiraldelli Jr.]
  • Convite à Filosofia [Marilena Chauí]
  • Curso de filosofia [Battista Mondin]
  • Filosofia: Construir o pensar [Dora Incontri e Alessandro Bigheto]
  • Filosofia: Iniciação à investigação filosófica [José Auri Cunha]
  • Introdução à história da filosofia [Marilena Chauí]
  • O que é a Filosofia? [Gilles Deleuze & Félix Guattari]
  • O Que é Isto, a Filosofia? [Martin Heidegger]
  • A Filosofia como Desbanalização do Banal [Paulo Ghiraldelli Jr.]
  • Essa tal de filosofia [Marcia Tiburi]


Publicado originalmente em: http://randomcast.com.br/nerdices-filosoficas-o-que-e-filosofia/

© 2013 Tiago de Lima Castro

Comentários

Postagens mais visitadas