Homenagem a Altamiro Carrilho


Como grande flautista, fez história no Choro, e na música instrumental em geral, por sintetizar uma grande precisão rítmica, uma articulação sempre precisa e inventiva e virtuosismo mas com delicadeza.

Altamiro CarrilhoEsta semana faleceu um músico que não somente faz parte da história da música brasileira, mas foi real construtor desta história.


Ele pertenceu a uma geração da música brasileira que ainda não tinha uma definição sobre o que seria música brasileira. Graças a isto, ele não apresenta aquela tendência, muito forte na música instrumental contemporânea, de que o músico necessita centrar-se em um tipo de música, escolher entre uma abordagem mais próxima a raiz de seu gênero ou escolher um via contemporânea do gênero, ele simplesmente tocava da maneira que concebia que a peça necessitava. Por isso seu estilo pessoal é consequência do seu esforço musical, e não uma meta anterior a este esforço, como tende-se nos dias de hoje.



É importante lembrar a inventiva ornamentação em suas interpretações, soando sempre espontâneo com uma ligeira aura de improvisação, o que já é em si motivo de estudar suas gravações por toda a vida.

Altamiro Carrilho com PixiguinhaMas quando vemos algumas de suas entrevistas no programas da TV Cultura, e mesmo pela Internet, não vemos somente um grande músico, mas um grande ser humano, alguém humilde e sensível a ponto de derramar lágrimas ao falar de sua infância, que não polpa elogios a tantos músicos com quem conviveu e admirou. É um dos raros casos em que não conseguimos admirar somente o artista, mas também o homem.

Talvez a maior homenagem que podemos lhe fazer, é tanto escutar sua obra e aprender com ele o que é ter integridade na interpretação, sem deixar a espontaneidade da ornamentação e unido a humildade de um músico que também era um grande ser humano!

Biografias


Para escutar


© 2012 Tiago de Lima Castro

Comentários

Postagens mais visitadas